No brilho de herói improvável, Vasco aproveita atuação pobre do Botafogo, vence clássico e deixa o Z4

Compartilhe
Lateral Paulo Henrique marcou belo gol e deu a vitória para o cruz-maltino, que chegou aos 37 pontos

No clássico dos rivais pressionados, o Vasco, na base da imposição física e da organização tática, foi superior ao Botafogo e saiu com a vitória por 1 a 0 em São Januário. O resultado simboliza a luta do cruz-maltino, que vindo de uma sequência de dois triunfos consecutivos, deixou a zona de rebaixamento. Além disso, ilustra também a péssima fase do alvinegro, que viu a vantagem na liderança ruir e o título ficar emocionalmente mais distante.

Com um jogo a menos que o vice-líder Palmeiras, que tem os mesmos 59 pontos, e com as mesmas 31 partidas do Bragantino, que tem 58 pontos, o Botafogo volta a campo na próxima quinta-feira, para enfrentar o Grêmio. Já o Vasco, fora do Z4, só joga no próximo domingo, contra o América-MG, já que a a partida contra o Cruzeiro foi adiada.

Herói improvável faz a diferença

A primeira etapa ficou marcada pelo pouco brilho das duas equipes, com exceção de um nome: Paulo Henrique, lateral-direito do Vasco. Enquanto os times faziam um jogo truncado, de poucos espaços e sem muitas finalizações, o defensor cruz-maltino se destacava pelos duelos ganhos no lado mais forte do alvinegro na questão ofensiva.

Do lado do Botafogo, o time até teve certo controle da partida até meados do primeiro tempo, depois de primeiros cinco minutos ruins. Levado por Danilo Barbosa, que, em noite ruim de Tchê Tchê e Eduardo, assumiu a responsabilidade da construção das jogadas de ataque, teve boas oportunidades nos pés de Victor Sá, que hesitou em tocar para Tiquinho ou finalizar e foi bloqueado por Maicon, e do próprio Tiquinho, que também hesitou em chutar para o gol quase na pequena área e a jogada acabou morrendo. Essas foram demonstrações claras da falta de confiança que o time tem enfrentado em meio à péssima sequência no Brasileirão e após a doída derrota para o Palmeiras na última quarta.

Enquanto isso, o Vasco entregava uma atuação de consciência na marcação e pouca chegada ao ataque. Mas isso mudou justamente com Paulo Henrique. Após chutão de Maicon, Marçal falhou em marcação e foi facilmente driblado pelo lateral vascaíno, que levou bem e finalizou no canto de Lucas Perri para abrir o placar.

Sem alterações após o intervalo, o Botafogo seguiu com o mesmo problema que enfrentou no primeiro: não conseguiu furar o bem postado sistema defensivo do cruz-maltino. Aos 13 minutos, Lucio Flavio tentou mudar com as entradas de Hugo e Diego Costa, e posteriormente a de Segovinha, mas o cenário continuou o mesmo.

Dessa maneira, o Botafogo seguiu até o fim sem apresentar grandes riscos ao Vasco, que se defendeu até garantir a vitória tranquila.

Fonte: Extra.globo