MS está em lista de cidades com voto em Bolsonaro e abstenção no Censo

Compartilhe

Rencenseadora em Campo Grande visitando as casas para realizar a pesquisa (Foto: Henrique Kawaminami)

Análise aponta que cidades eleitoras do ex-presidente foram as que mais deixaram de responder ao questionário

As cidades eleitoras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) responderam menos ao Censo 2022 do que as cidades com maioria de eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A taxa média de não resposta é de 2,3% nos municípios em que Bolsonaro venceu no segundo turno, contra 1,4% nos que elegeram o petista.

Mato Grosso do Sul aparece com 3,1% de abstenção nos municípios em que Bolsonaro recebeu a maioria dos votos, contra 2% das cidades em que Lula saiu vitorioso, segundo publicação da Folha de S. Paulo. Também constam os estados do Mato Grosso, Paraná, Pará, Goiás, Santa Catarina, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas e Rio Grande do Sul.

A análise faz um comparativo entre municípios com a mesma riqueza e dentro do mesmo estado. A pesquisa considerou estados com ao menos dez cidades que elegeram Lula e dez cidades que elegeram Bolsonaro, que poderiam ser comparadas diante da renda municipal semelhante, a média de abstenção foi maior em municípios com votação em Bolsonaro.

Ao todo, de acordo com a Folha, 2,2 milhões de domicílios em estados que elegeram o ex-presidente não responderam o Censo, contra 829 mil domicílios de estados eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a publicação, a grande parcela da população que não respondeu ao Censo de 2022 se concentrou em áreas de maior renda.

Para o presidente interino do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Cimar Azeredo, uma das hipóteses é que existe um pensamento entre classes mais abastadas de que o “censo não importa”.

Em todo Brasil a taxa de não resposta aos recenseadores foi de 4,23% no país, tendo as maiores abstenções em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Fonte: Campo Grande News