Ciclistas de Novo Horizonte do Sul homenageiam Marta Gouveia, ciclista assassinada em Nova Andradina

Compartilhe

Fotos: Flávio / nhsnews

Na manhã deste domingo (30), ciclistas de Novo Horizonte do Sul – MS, homenagearam Marta Gouveia de 37 anos que foi assassinada no dia 23/01 em um pedal que costumava fazer aos domingos na Cidade de Nova Andradina e até a presente data não tem-se o autor do assassinato.  O pedal aconteceu em vários municípios da região como forma de homenagem e  de pedir justiça  pela ciclista.

 Por volta das 7:00 horas os Ciclistas se reuniram na Praça central de Novo Horizonte do Sul,  saíram pela Avenida Marcos Freire e Tancredo Neves,  com cartazes e bexigas pretas simbolizando luto pela morte da ciclista, percorrendo  um total de 26 km nas estradas vicinais do município.

O percurso inicial foi acompanhado pela Polícia Militar de Novo Horizonte do Sul.

Homenagem

Hoje nos reunimos para homenagear Marta Gouveia dos Santos, morta brutalmente enquanto pedalava na cidade de Nova Andradina no dia 23 de janeiro, seria só mais um pedal, mas Marta não voltou para casa, Marta utilizava uma bike como todos nós, para sentir o frescor da brisa, descontrair, gastar as energias, se encontrar com ela mesmo, mas infelizmente naquele fatídico dia encontrou uma pessoa má em seu caminho.

Marta estava só, mas qual o problema de andarmos sozinha? Que mundo estamos em que mulheres não podem andar sozinhas sem sentir medo?

A violência contra as mulheres é assustadora, nos tirando o direito de estarmos sozinhas, de sentirmos a brisa a

 alegria de desfrutar da nossa própria companhia, por isso pedalamos em bando, curtindo o prazer de estarmos com os amigos.

Dia 23/01 foi Marta, hoje ou amanhã pode ser eu ou pode ser você, pode ser nossa amiga ou nossa família.

Nós reunimos hoje para pedir uma sociedade mais justa, inclusiva, segura, e que respeite o direito das pessoas. Não queremos que se repita o que aconteceu com Marta.

Queremos justiça por Marta, por Vitória e por todas as mulheres que sofreram e sofrem por ser mulher.

Morreu Marta, mulher, mãe, companheira, esposa, filha, amiga, neta, tia, ciclista, morreu uma parte de nós com ela, nossa liberdade, nosso direito, nossa vida.

Algumas dicas de segurança no pedal:

– Se estiver sozinha não pare para ajudar quem esta na estrada, ligue para a polícia.

– Compartilhe sua localização em tempo real com um familiar.

– Não saia sozinha.

– Diga o trajeto que irá fazer

Entenda o caso

Marta Gouveia dos Santos estava desaparecida desde às 6h30 de domingo, dia 23 de janeiro, quando saiu para pedalar e não voltou para casa. Familiares e amigos chegaram a compartilhar a foto da mulher nas redes socais e foram em busca dela nos locais onde ela sempre pedalava.

O corpo foi encontrado por um casal de amigos, por volta das 16h20, à margem da segunda alça do anel viário que liga a rodovia MS-276 com a MS-134, saída para Batayporã, em Nova Andradina.

A vítima levou 30 golpes de objeto perfurante, sendo 24 no pescoço e seis na região da cabeça. Há indícios de ser crime sexual, uma vez que somente o laudo pericial poderá constatar.