Segundo turno em SP: Guilherme Boulos testa positivo para Covid-19

Compartilhe

Guilherme Boulos anunciou que testou positivo para Covid-19 (Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Sipa USA)(Sipa via AP Images)

Guilherme Boulos (PSOL) testou positivo para Covid-19. O resultado saiu nesta sexta-feira, 27, dia em que aconteceria o debate final do segundo turno, na TV Globo. O candidato pediu para que o encontro entre ele e Bruno Covas (PSDB) fosse feito de forma virtual, mas a emissora optou pelo cancelamento do debate.

Segundo a assessoria de imprensa de Boulos, ele está assintomático e cumprirá isolamento social em casa. A suspeita é de que ele tenha se contaminado na última segunda-feira, quando teve contato com a deputada Sâmia Bonfim (PSOL), que, posteriormente ao encontro, testou positivo para a doença.

“No encontro, Boulos e Sâmia seguiram todas as medidas sanitárias recomendadas, como uso de máscaras e álcool em gel”, informa a campanha.

Todos aqueles que trabalham com o candidato na campanha eleitoral serão monitorados e testados. “A campanha seguirá atuante nesta reta final para apresentar o projeto de mudança que São Paulo precisa e fazer a esperança que a gente vê nas ruas desaguar numa vitória no próximo domingo”, diz a nota.

Eleições em São Paulo

São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil com quase 9 milhões de pessoas aptas a votar. Com 32.85% dos votos válidos no primeiro turno, Bruno Covas (PSDB) enfrenta Guilherme Boulos (PSOL) que teve 20.24% dos votos válidos.

Covas é prefeito da cidade desde 2018, quando assumiu após o prefeito eleito João Doria (PSDB) deixou o cargo para disputar — e ganhar — o Governo do Estado. Foi Bruno quem esteve à frente da cidade na pandemia do coronavírus.

Já Boulos ficou nacionalmente conhecido em 2018, quando foi candidato do PSOL à presidência. Conhecido por sua atuação com o MTST, ele é professor e concorre pela primeira vez ao cargo. Sua vice, Luiza Erundina, foi prefeita de São Paulo no final da década de 1980.

Eleições municipais em todo país

As Eleições 2020 moveram praticamente todo país neste domingo. Por conta do coronavírus, essa foi uma eleição diferente, com horários estendidos e mais critérios de segurança sanitária.

Uma questão que levanta muitas dúvidas ao longo processo é o famoso coeficiente eleitoral. Bem resumidamente, é a divisão do número de eleitores pelo número de vagas (nós explicamos com detalhes AQUI). Cada cidade, então, tem seu coeficiente eleitoral.

Caso não esteja presente na cidade onde você está apto para votar, é possível justificar seu voto. Para saber como, siga nosso guia clicando AQUI.

O que faz um prefeito?

O Estado se divide em três poderes o Executivo, Legislativo e Judiciário, e o prefeito é o chefe do Poder Executivo. Ou seja, é responsabilidade do prefeito administrar a cidade que exerce suas funções. Para mais detalhes da função CLIQUE AQUI e para saber quanto ganha um prefeito, CLIQUE AQUI.

Fonte: Yahoo