Novo Horizonte do Sul é o terceiro município com maior incidência de dengue no MS

Compartilhe

O município de Novo Horizonte do Sul continua sendo uma das maiores incidência de dengue no estado, após liderar como a cidade de maior incidência, agora ocupa a terceira colocação no estado entre os 79 municípios.

Conforme apurou a reportagem, os dados são do Boletim Epidemiológico da Dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, além desse problema, o município agora também enfrenta o Coronavírus, que já tem 8 casos confirmados, 6 em investigação e 98 casos em monitoramento.

DENGUE

O município hoje tem 244 notificações sendo que 215 já foram confirmados.

A doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades (doenças pré-existentes) e infecções secundárias.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DENGUE SÃO:

Febre alta > 38.5ºC.

Dores musculares intensas.

Dor ao movimentar os olhos.

Mal estar.

Falta de apetite.

Dor de cabeça.

Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte.

COMO PREVENIR A DENGUE?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Fonte: Ivinoticias