Em menos de 30 dias, região da Grande Dourados já registra 8 óbitos por coronavírus

Compartilhe

Crescimento de casos na cidade preocupa Governo Estadual (Foto: Franz Mendes | Reprodução)

Em 6 de junho, Itaporã registrou a primeira morte pela Covid-19, onde Maria Santa Aguiar, de 63 anos, não resistiu à doença. Três dias depois, no dia 9 de junho, uma mulher de 66 anos, também faleceu na cidade em decorrência do vírus.

SAIBA MAIS

Novo Horizonte do sul testa quatro pacientes positivos para coronavírus

NOVO HORIZONTE DO SUL: Prefeito Marcílio e sua equipe apresenta boletim do covid-19

“MEDA” surpreende e desiste da Pré-candidatura a prefeito de Novo Horizonte do Sul

No dia 7, a cidade de Iguatemi teve a primeira morte registrada pela doença, quando um senhor de 84 anos faleceu. De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde) ele era hipertenso.

A doença também chegou a Rio Brilhante e como consequência, a cidade também já registrou o seu primeiro óbito pelo coronavírus. No dia 11 de junho, um idoso de 80 anos faleceu devido ao vírus.

Apesar de ser exemplo ao país, o estado afirma que a doença pode atingir o apogeu neste mês de junho. Como reflexo, a macrorregião registrou mais três mortes pela doença em apenas um único dia.

Dois óbitos em Dourados, sendo o de Malory Melo, de 55 anos que estava internada há 10 dias e também uma mulher de 65 anos, que tinha comorbidades. Neste sábado (13), Gerson Gama dos Santos, de 80 anos, morador no distrito de Bocajá, em Douradina, também não resistiu à doença. O total de mortes em MS pela doença é de 31 óbitos.

A SES segue orientando os moradores, principalmente a da região da Grande Dourados, onde a doença tem se espalhado rapidamente.

Medidas urgentes

Com avanço rápido do coronavírus em Dourados, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) requisitou em ofício de urgência à Prefeitura Municipal diversas medidas de enfrentamento à pandemia. O ministério pediu que as providências sejam adotadas no prazo de até 48h.

Para elaborar o requerimento foram usadas informações da unidades hospitalares locais, que indicam uma elevação na taxa de ocupação de leitos destinados ao tratamento de pacientes da doença. O MPMS solicitou a instalação de barreiras sanitárias, medidas que garantam o isolamento e distanciamento social, ampliação de leitos e acompanhamento de pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus.

Caso o município não cumpra as adequações e adote as medidas de enfrentamento, o MPMS pode aplicar sanções previstas no art. 10 da Lei 7.347/85. Neste sábado (13), Dourados confirmou mais 135 casos de coronavírus. Segundo dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde), a cidade segue com o maior número de infectados do estado.

Fonte: Midiamax