Assomasul aguarda orientação do comitê de crise para recomendar suspensão de aulas em municípios

Compartilhe
Arlei Caravina, presidente da Assomasul, durante o Midiamax Entrevista. (Thauanny Maíra, Jornal Midiamax).

Presidente destacou outras recomendações, como suspensão de viagens de servidores e de eventos que causem aglomerações

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) afirmou nesta terça-feira (17) que aguarda a decisão do Centro de Operações de Emergências Estadual para Coronavírus para somente então recomendar ou não a suspensão das aulas na rede pública aos municípios associados.

De acordo com o presidente da associação, Pedro Arlei Caravina (PSDB), a entidade orientou que os municípios esperassem a decisão do comitê. Caravina destacou, ainda, a decisão de alguns municípios, como Ponta Porã, Dourados e Campo Grande, que já suspenderam o calendário escolar.

Na última segunda-feira (16), o governador Reinaldo Azambuja afirmou, em coletiva, que o calendário da REE segue mantido, com possibilidade de suspensão só em abril, a depender do avanço da pandemia.

Nesta terça-feira, porém, deputados estaduais pediram reavaliação do governo sobre a decisão. “Os municípios tomaram providências e acho que a rede estadual também deve parar. Essa questão embora não tenha que alarmar, não temos estrutura para poder cuidar dos pacientes na forma como outros países estão lidando”, falou o deputado estadual Barbosinha (DEM).

Mais orientações
O presidente da Assomasul destacou que as orientações em geral feitas pela entidade aos associados foram transmitidas na perspectiva de evitar aglomeração de pessoas. “Suspendemos tanto os nossos eventos, cursos e capacitações como o empréstimo do auditório e da sala de consórcio. Mas, também orientamos os municípios que suspendessem viagens de servidores, reuniões presenciais e eventos que ocasionem aglomerações”, destacou.

Outro ponto recomendado foi a criação de comitês municipais para gerenciamento da crise, aos moldes do que o município de Dourados e de Campo Grande já adotaram.

Fonte: Midiamax